notícias

Como promover o desenvolvimento ecologicamente sustentável para a sua empresa?

Publicada: 30/03/2021

Fonte: Bioplanet

A sustentabilidade é um dos temas que vem ganhando espaço como um importante fator  de decisão estratégica dentro do ambiente corporativo. Entre os principais benefícios esperados pelas empresas está alcançar a melhor eficiência produtiva associada a uma redução de custos, além de consolidar a imagem da empresa como responsável e moderna, característica essencial para agradar os consumidores mais jovens e conscientes.

Por muito tempo o conceito de sustentabilidade esteve ligado unicamente ao meio ambiente, mas o desenvolvimento sustentável vai muito além. O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu como uma proposta  de modelo econômico, um processo de harmonia entre consumo de recursos, direcionamento dos investimentos e desenvolvimento tecnológico gerando um equilíbrio econômico, social e ambiental. Mas, para que as ações sejam realmente assertivas e sustentáveis, é necessário entender que a sustentabilidade empresarial é uma remodelação e uma reestruturação de processos de forma a agregar valor ao negócio por meio de práticas  que garantam o crescimento econômico e sustentabilidade social sem agredir o meio ambiente.  

A remodelação dos processos passa por uma série de atividades que irão auxiliar a empresa a conquistar o reconhecimento como sustentável. Entre eles podemos citar:

  • Formular estratégias, programas e projetos de sustentabilidade;
  • Assegura que a empresa esteja em conformidade com as leis ambientais;
  • Implementar e gerenciar programas de prevenção e/ou correção de danos ao meio ambiente;
  • Adequar os processos e produtos as normas ambientais.

Você deve estar se perguntando: “Como essas práticas ambientais irão auxiliar no crescimento da minha empresa?”

  • A empresa se torna mais competitiva, pois reduz  os custos e melhora a eficiência dos processos, o que possibilita acesso a mercados exclusivos e rentáveis.
  • O monitorando as exigências legais e constante acompanhamento das mudanças de mercado reduzem o risco de operação, aumentam a credibilidade e confiança junto aos clientes, fornecedores, parceiros e órgãos público.
  • Aumento dos lucros, devido a otimização dos processos, redução de custos e desperdícios .
  • A empresa se destaca em meios aos concorrentes, por estar em maior evidência para investidores que estão interessados em negócios sustentáveis.

Neste ponto você imagina que para ter todo este retorno vai ser necessário um vultuoso investimento. Esta é parte mais interessante, algumas ações são simples e práticas, podendo ser implantadas sem a necessidade de investimentos. Veja alguns exemplos de ações práticas que podem ser adotadas na sua empresa com o objetivo de promover a sustentabilidade empresarial:

Planejamento: Reflita sobre o processo, diferentes etapas, matéria prima, equipamentos, dificuldades, impactos, custos e recursos necessários, tempos de processo. O planejamento resulta em economia de energia, redução de espaço, menor consumo de matéria prima, redução de custo com logística, ganhos de produtividade.

Gerenciamento de Resíduos: Mapear os processos tendo como objetivo primeiramente identificar os resíduos gerados e analisar a possibilidade de não geração, redução, reaproveitamento energético, reciclagem ou destinação final. Esta ação permite uma redução no consumo de matéria prima, verificação da eficiência dos processos, redução do espaço de armazenamento e redução do custo com transporte e destinação final.

Uso eficiente da água: Fique atento a vazamentos e desperdícios na empresa. Faça inspeções constante nas instalações, principalmente se forem mais antigas. Instale torneias e descargas ecológicas com válvulas de sensor e fechamento automático. Estas ações podem reduzir consideravelmente o consumo de água e sua conta no final de mês.

Uso eficiente de energia: A economia de energia nos processos pode ser feita de diferentes formas, desligando um interruptor de uma sala quando ela não está em uso, fazendo manutenções periódicas em máquinas e equipamentos, instalando sensores de presença, lâmpadas de menor consumo, aproveitamento de luz solar com janelas amplas quando possível, ventilação natural, revisão em instalações elétricas trocando a fiação antiga por quadro de comando mais modernos e econômicos. Estude a possibilidade de adotar energia alternativas para sua empresa como as solar.

Implante estratégias de sustentabilidade na sua empresa

Se sua empresa deseja desenvolver um programa de sustentabilidade ambiental, implantar um sistema de gestão ambiental ou tem dúvidas sobre quais documentos, licenças cadastros são necessários para atender as leis e normas técnicas vigentes, entre em contato conosco. Nós, da Bioplanet, podemos auxiliar na criação de  uma relação equilibrada entre a empresa e o meio ambiente, através de uma série de atividades, que auxiliam as empresas a conquistarem seu reconhecimento como sustentável.

Dispomos de uma equipe técnica multidisciplinar e com conhecimento dos procedimentos junto aos diferentes órgãos ambientais municipais, estaduais e federais. Através de um diagnóstico dos processos e produtos da sua empresa nós identificamos suas necessidades, fornecendo soluções para uma melhoria contínua.

Sobre a Bioplanet:

Com base na formação e nas experiências profissionais, na data de 15/10/2007 surgiu a Bioplanet Consultoria Ambiental Ltda, empresa que tem como missão assegurar que pessoas físicas e jurídicas desenvolvam ações de forma ética e responsável, com equilíbrio e sustentabilidade.

 Somos uma empresa de consultoria ambiental focada no desenvolvimento ecologicamente sustentável da sua empresa.

Ao longo destes anos temos trabalhado junto aos nossos clientes e parceiros com este objetivo, formulando estratégias, programas e desenvolvendo projetos para criar uma relação equilibrada entre a empresa e o meio ambiente. Nossos clientes são desafiados a rever seus conceitos e a adotar soluções que englobem os três pilares da sustentabilidade, trazendo ganhos na produtividade, aumento da competitividade e reconhecimento como empresas que adotam práticas ambientais corretas.