notícias

SOBRECARGA DA TERRA

Publicada: 30/07/2019

Ontem segundo alguns estudos, atingimos a sobrecarga da terra. O conceito foi originalmente desenvolvido pelo Instituto britânico de pesquisa New Economics Foundation, em parceria com a Global Footprint Network.

Gostamos de atribuir a culpa ao desmatamento, ao aumento de áreas cultiváveis, ao aumento do nível de CO2 na atmosfera, mas esta sobrecarga está relacionada com o nosso padrão de consumo, então sim a culpa é nossa.

Segundo as projeções das Nações Unidas, se a humanidade continuar no ritmo acelerado de crescimento e consumo, em 2030 precisaremos de 2 planetas Terras para atender a demanda de recursos naturais. Quanto maior a renda da população, maior a demanda por recursos. Como exemplo, podemos citar o Catar, que alcançou o Dia de Sobrecarga depois de 42 dias, enquanto a Indonésia consumiu todos os recursos para o ano inteiro depois de 342". Conforme destaca a WWF, associada à Global Footprint Network. "Se todo mundo vivesse como os franceses, precisariam de 2,7 planetas e se todo mundo adotasse o modo de consumo dos americanos, seriam necessárias cinco Terras."

Então sim, precisamos parar de culpar ou outros e olhar o nosso padrão de consumo, como nos alimentamos, o que vestimos, a tecnologia que usamos, a forma como vivemos.

Fica o questionamento:

“Do que você estaria disposto a abrir mão, em defesa do nosso planeta?”